
ReportBuilder é de fato a melhor solução de relatórios Delphi. A gênese do ReportBuilder foi o desejo de entregar um produto que fizesse para relatar o que o Delphi faz para o desenvolvimento de aplicativos. Nesse espírito, o ReportBuilder fornece um ambiente RAD e uma plataforma orientada a objetos para resolver a equação de relatórios.
Um prazer de usar a interface
O ReportBuilder Report Designer é realmente um prazer de usar. Como funciona da mesma forma que outros aplicativos do Microsoft Office, o Report Designer evita o incômodo de aprender uma nova interface. O Report Designer é totalmente integrado ao Delphi IDE, permitindo que você use o Report Designer, o Delphi Object Inspector ou ambos. E a interface do usuário é rica, oferecendo várias maneiras de concluir seu trabalho (por exemplo, qualquer propriedade de um relatório ou componente de relatório pode ser definida no Object Inspector ou por meio dos menus rápidos e caixas de diálogo do Report Designer).
Relatorios simples em pouco tempo
Ao utilizar os recursos de arrastar e soltar do ReportBuilder, você pode criar componentes com reconhecimento de dados e componentes de formatação associados em segundos. Você também pode usar os recursos de criação de relatórios do Assistente de Relatórios para criar relatórios de qualidade profissional com apenas alguns cliques do mouse.
Verdadeira integração Delphi
ReportBuilder é um ambiente de desenvolvimento de relatórios – mas também é codificado como um conjunto de componentes Delphi reais. Portanto, você pode usar o Object Inspector para configurar qualquer componente em um relatório ou criar manipuladores de eventos para qualquer componente em um relatório, tudo em tempo de design do Delphi. Os manipuladores de eventos permitem que você modifique o layout do relatório ou realize cálculos enquanto o relatório está sendo gerado, o que pode ser vital para obter a saída exata desejada. Enquanto outros produtos podem ser escritos em Object Pascal, eles podem não suportar construções padrão do Delphi como manipuladores de eventos, herança de formulários ou criação de relatórios dinâmicos. A verdade é que a verdadeira integração do Delphi é tecnicamente desafiadora, e os produtos que usam atalhos para evitar esses desafios devem eventualmente inventar outras ‘tecnologias’ para substituir o que já é fornecido no Delphi.